sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Jogos VorazesAtenção: Esse post contém spoilers!

Jogos Vorazes, da Suzanne Collins, foi um dos livros mais comentados do ano. Eu, como fã de livros juvenis, fiquei bem curiosa. Afinal, há um tempo não me apaixono por livros do estilo e sempre me perguntei se era eu que tinha “crescido” ou se eles que tinham piorado. Com Jogos Vorazes, cheguei a conclusão que eu simplesmente só tinha lido os livros errados (embora tenham sido muitos!).

O livro conta a história de Katniss, uma jovem que vive no Distrito 12, em Panem, uma nação fictícia que vive no que era a América do Norte. O país é controlado pela Capital, que todo ano realiza uma edição dos Jogos Vorazes, uma espécie de competição em que vinte e quatro adolescentes, dois de cada distrito, lutam até só restar um jovem vivo, o vencedor. Katniss acaba participando dos Jogos, pois sua irmã mais nova é sorteada para participar e a mais velha prefere ir em seu lugar.

O livro é do tipo que não dá para não largar antes de terminar, praticamente. Fazia tempo que não acontecia isso com um livro comigo, infelizmente.

Os personagens do livro são interessantes, mas alguns são mal explorados. Gostaria tanto de saber mais de Thresh e dos outros tributos, em geral… Aliás, gostaria de saber mais sobre os outros distritos também, Não sei se isso é melhor explicado nos outros livros, mas de qualquer jeito senti falta disso nesse volume. O livro é contado pela Katniss, o que já indicou para mim que ela ganharia os jogos, pois são raros os livros juvenis narrados por mortos. Eu acho que uma narração em terceira pessoa talvez fosse melhor, até porque não gostei tanto das partes em que Katniss estava sozinha na arena, eram um tanto entediantes.

Apesar disso, eu ainda tive minhas dúvidas sobre quem ganharia os jogos. E não, não fiquei completamente satisfeita com os vitoriosos. Muita gente disse que o livro é muito violento e tal, pois eu não acho. Dos personagens que realmente importam para Katniss, só Rue morre. Eu acho que a morte de Peeta seria mais impactante (e de certa forma violenta) para a trama, mesmo que por outro lado seria também mais previsível. Eu sou muito crítica em relação a lutas e a vitórias dos bons, então achei a morte de Cato forçada. Ele podia ter matado os outros facilmente enquanto estava na Cornucópia e ficou enrolando…

Outra coisa que não gostei é que não mostraram o reencontro da Katniss com as pessoas do Distrito 12. Eu sei que vão mostrar isso no próximo livro (espero), mas foi muito frustrante estar esperando por algo que não apareceu. Não gosto quando os livros de uma série não funcionam bem por si sós.

Mesmo parecendo que eu não gostei do livro, de tanto que eu critiquei, eu realmente adorei. É que eu acho bem mais fácil falar mal do que falar bem… De qualquer forma, Jogos Vorazes me fez voltar a confiar na literatura juvenil (e não, eu não vou chamar de YA) e em livros muito comentados pelo mundo afora. Confiança que foi perdida basicamente com Percy Jackson, humpf.

Um comentário:

  1. Gostei da resenha e concordo com você em vários aspectos. Realmente, o livro poderia ser bem melhor se fosse menos "suave", que é o que o título e a sinopse sugerem (pelo menos para mim).

    Ouvi falar que o terceiro livro da série envolve uma guerra, provavelmente nele saberemos mais sobre os outros distritos. :)

    ResponderExcluir