sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón

A Sombra do Vento

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, conta a história de Daniel Sempere, um garoto que é levado ao Cemitério de Livros Esquecidos e lá encontra um livro chamado A Sombra do Vento, de Julián Carax. O menino logo devora o livro e fica curioso para conhecer mais do autor. Assim, Daniel vai em busca de mais informações sobre Julián, sem saber que as coisas seriam bem mais difíceis do que esperava.

Esse livro tem basicamente tudo que se espera de um best-seller adulto e bom: suspense, romance, uma história bem elaborada e uma linguagem um pouco rebuscada. Assim, não é surpreendente ouvir um monte de gente falando que foi o melhor livro que já leu na vida.

Porém, eu não gostei tanto assim. Achei o livro um pouco repetitivo, o que me fez parar bastante enquanto lia. Também achei o começo parecido com Coração de Tinta e o Cemitério de Livros Esquecidos parecido com a biblioteca de O Nome da Rosa. E o final é previsível, mas não acho que o autor poderia criar um fim melhor.

Não gostei da linguagem, que agradou tantas pessoas. O livro tem muitas metáforas e comparações e elas são explicadas e batidas, em grande parte, o que as torna um pouco pobres. O tom poético que o autor tentou dar à história me pareceu um tanto falso, forçado.

Apesar disso, o livro tem bastante pontos positivos. Para começar, quase todos personagens são bem construídos (embora alguns não sejam originais) e Fermín Romero de Torres é um dos personagens mais carismáticos que já vi. Além disso, a história é envolvente e traz uma Barcelona pós-guerra civil, um cenário muito interessante.

Portanto, mesmo com seus pontos negativos, A Sombra do Vento é um livro bem acima da média e que merece ser lido.

Um comentário:

  1. Boa resenha ^^

    Também não gostei muito da linguagem do livro, mas depois de um tempo de leitura ficou fácil ignorá-la.

    ResponderExcluir