quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Holes, Louis Sachar

Holes

Outro livro da biblioteca alugado pela minha irmã (mas também com a minha aprovação!). Se não me engano, esse livro foi uma das opções de livro de férias, na escola, mas acabei lendo outro. Eu nunca tinha ouvido alguém falar que leu o livro, mas como gosto de literatura infanto-juvenil tive interesse em lê-lo.

Holes é sobre Stanley Yelnats, um garoto que é acusado indevidamente de um roubo de um par de tênis e tem duas opções: ou ele vai para a cadeia ou para o Camp Green Lake. Ele escolhe a segunda opção e descobre que o Camp Green Lake não tem um lago, pois este secou há muito tempo. Lá, o garoto tem que cavar um buraco todo dia, supostamente para formar o caráter. Mas, ao encontrar um misterioso objeto, Stanley começa a suspeitar que na verdade a dona do acampamento está à procura de alguma coisa mais importante enterrada no solo do lago.

Ao mesmo tempo, o livro também conta a história de um antepassado de Stanley, o responsável pelo azar das gerações seguintes da família, pois foi amaldiçoado ao quebrar uma promessa.

O livro foi uma grata surpresa. Depois de ler um livro que promete que tudo vai ter a ver com tudo e na verdade não tem (A Órbita dos Caracóis), ver que tudo está realmente interligado em outro livro é gratificante, mesmo que algumas das ligações sejam previsíveis.

Os personagens do livro são simpáticos, no geral. A maioria é bem construído (embora eu ainda ache que Mr. Pedanski se torna mal de repente), original e real.

A leitura foi rápida, divertida e surpreendente. O livro deveria ser mais conhecido.

Há uma adaptação para o cinema, chamada em português de O Mistério dos Escavadores, que eu não vi ainda e nem pretendo ver depois de descobrir que quem faz o Stanley é o Shia LaBeouf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário