quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Dama do Cachorrinho e outros contos, Tchekhov

A Dama do Cachorrinho O sapateiro e o órfão caminham pelo campo, falam sem parar e não se cansam. Poderiam caminhar sem fim pelo mundo. Caminham sozinhos e, em meio a suas conversas sobre a beleza da terra, não percebem que os segue, apressada, a mendiga pequena e débil. Ela coloca pesadamente os pés e ofega. Há lágrimas pendentes em seus olhos. Ficaria contente de deixar aqueles incansáveis andarilhos, mas, para onde e à casa de quem poderia ir? Não tem casa, nem parentes. Queira ou não, resta-lhe andar e ouvir aquelas conversas.

(A Dama do Cachorrinho e outros contos, p. 73)

Minha última leitura para o Desafio Literário de novembro foi A dama do cachorrinho e outros contos, do Tchekhov. A escolha se deu por motivos óbvios: penso em contos e o primeiro autor que vem na minha cabeça é o Tchekhov. Como eu já estava interessada em literatura russa e meu pai tinha esse livro, pronto: escolha decidida.

O livro traz vários (trinta e seis!) contos do autor. A maioria é curta, entre cinco e dez páginas, mas há também alguns maiores. Eles têm alguns assuntos em comum, como mulheres, crianças, pobres, médicos… Tudo isso sempre com um tom de crítica à sociedade.

Bom, o livro é bem comprido pela quantidade de contos e eu li uns dez contos primeiro, depois li outro livro e em seguida terminei, em mais ou menos uma semana. E livros de contos, em geral, não devem ser lidos rapidamente. Ou seja (como sempre anda acontecendo comigo…), a leitura saiu prejudicada. Os contos pareceram repetitivos (e muitos o são mesmo) e de três que eu lia, só um me tocava de algum modo. Assim, já esqueci de grande parte dos contos…

Gostei em especial dos contos com visões sobre crianças, como “O acontecimento”, e de “Homem num estojo”, que traz um personagem no mínimo interessante… Os contos do Tchekhov têm a fama de não te ganhar por nocaute, como diria Cortázar, mas isso não é ruim. Os contos não têm um final brilhante e surpreendente porque a vida não é assim, e são pessoas comuns as retratadas nos contos.

Enfim, é um livro que traz contos para serem lidos e relidos, mas não recomendo que a leitura do livro inteira seja feita de uma só vez.

Um comentário:

  1. Essa é minha leitura atual. Talvez concorde contigo, mas já tinha esquecido: livros de contos devem ser lidos com calma.

    As peças do Tchekhov também são primorosas, principalmente as últimas.

    Abraços.

    ResponderExcluir