segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Menino que se Trancou na Geladeira, Fernando Bonassi

O Menino que se Trancou na Geladeira

A Kulpa, por exemplo, era doença qualquer, como a Gripe Sulflora (nada tão grave quanto o Mal de Uzai-me, por exemplo). Não chegava a matar, nem chegava a feder, mas podia fazer com que um Rico dese uma mão para um Imprensado no Meio (não há menção na literatura crítica de qualquer caso de Rico dar mão a Pobre).

(O Menino que se Trancou na Geladeira, p. 25)

Hoje trago uma resenha atrasadíssima do Desafio Literário. É do mês de setembro, tema autores regionais. A leitura empacou, não tive tempo nem energia para continuar em setembro e deixei para acabá-lo quando tivesse tempo… Só em dezembro.

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro antes, encontrei-o no sebo, gostei do título, da sinopse e comprei porque era a melhor opção que tinha. E encontrei algo totalmente diferente do que esperava.

O livro é sobre o menino que vive numa sociedade um pouco diferente da nossa (mas que, ao mesmo tempo, muito semelhante a ela) e conta a história dele, de seus pais e de como ocorre sua ascensão social, por assim dizer.

Bom, na verdade, a leitura foi desagradável. Eu gostei do que eu li em setembro, a parte em que o autor apresenta a sociedade. É engraçadinho, curioso e tal, mas é muita informação ao mesmo tempo e tem maluquices que eu não entendo a razão, como palavras grafadas de forma diferente (míyragens, por exemplo)… Tanto que quando voltei a ler já não estava entendendo nada. Terminei de ler por obrigação mesmo. Se eu tivesse disposição, releria o livro desde o começo, mas isso fica para o futuro (bem) distante… Definitivamente não está na lista de prioridades. Mas, se você gosta de livros diferentes e engraçados, recomendo o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário