quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Frango com Ameixas, Marjane Satrapi

Frango com Ameixas

Minha quarta (e última!) leitura do Desafio nesse mês foi Frango com ameixas, da Marjane Satrapi. O motivo para a leitura foi que minha irmã alugou na biblioteca, mas eu já estava com curiosidade de ler algo da Marjane além de Persépolis, então foi uma boa opção.

O livro conta a história do tio-avô de Marjane, um músico que tem o seu tar (instrumento musical iraniano) quebrado e decide morrer. Esperando a morte, deitado em sua cama, ele reflete sobre sua vida.

A história pode parecer simples, mas é carregada de reflexão. Não dá para não se relacionar de alguma forma com os acontecimentos. E o jeito que a autora narra, com a mistura de humor e melancolia temperada por seus simples e estilosos desenhos, não deixa a história ser só uma história.

A leitura é rápida e o final é incrível. É uma revelação bem óbvia, mas só no último capítulo que realmente entendi sobre o que é a história.

Em comparação com Persépolis, esse livro não tem tantos fatos históricos, mas por se passar no Irã as diferenças culturais obviamente são percebidas. Por ser curto e menos focado na parte histórica, não é nada cansativo (o que para mim é o defeito de Persepólis).

Enfim, esse livro foi uma surpresa. Sabia que ia gostar, mas não tanto. Fica a dica para quem quer ler uma graphic novel rápida e impactante.

Frango com Ameixas

(esse mês eu praticamente só mandei bem nas leituras. Graphic novels são minha nova paixão!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário