segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Retalhos, Craig Thompson

Retalhos

Minha segunda leitura para o Desafio deste mês foi Retalhos. Eu sempre ouvi falarem bem do livro e o traço do autor me encantou, então comprei numa promoção da Fnac no ano passado e guardei para lê-lo no Desafio Literário.

O livro é basicamente uma auto-biografia do autor, Craig Thompson. Ele conta como foi a sua infância em uma pequena cidade americana com sua família, muito ligada à religião, sua adolescência, em que conhece Raina e se apaixona, e o início de sua vida adulta.

É um enredo simples, mas que me prendeu completamente. Não sei se foi por ser narrado em quadrinhos, se foi por eu, em parte, me identificar com Craig, se foi pela história em si com as reflexões que são proporcionadas por ela… Provavelmente foi por tudo isso. O fato é que eu realmente não queria largar o livro. Se teve um livro que eu não queria que terminasse, é esse.

O desenho serve muito bem completando a história e facilita, ao meu ver, a empatia pelo livro. Se o livro não fosse em quadrinhos, tenho as minhas dúvidas até se teria simpatia por Craig. É incrível como o autor consegue mostrar tão bem sua história e seus sentimentos e passá-los para o leitor. No fim, fiquei morrendo de vontade de conhecer a neve, tão significativa para a história.

Como vocês devem ter percebido, minha relação com o livro foi bem subjetiva… Não acho que o livro vai agradar todo o mundo, mas fica a recomendação.

Quadrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário