quarta-feira, 26 de junho de 2013

Precisamos falar sobre o Kevin, Lionel Shriver

Precisamos falar sobre o Kevin

Eu tenho Precisamos falar sobre o Kevin há um tempão, mas só agora tive disposição para lê-lo. O fato de ele ser grosso me fez ficar com uma preguiça… Só o Desafio conseguiu me animar para lê-lo. E não me arrependi.

A história, que provavelmente todo mundo já conhece, é a de um menino, Kevin, que cometeu uma chacina na escola. O livro é formado por cartas da mãe dele, Eva, ao marido tentando entender a situação, então o foco é na criação do Kevin, na vida dele e de sua família pela visão da mãe.

O tema é muito atual e pouco comentado na literatura. Gostei do foco na mãe, pois é uma visão diferente. Quantas vezes não se pensa na mãe dos assassinos como culpada do que aconteceu? O livro levanta muitas questões sobre psicopatia, mas não é um assunto que eu conheça bem, então não vou discutir sobre isso.

O foco na mãe também traz uma discussão interessante sobre a vida familiar. Afinal, o pai de Kevin, apesar de ser bonzinho até demais com o filho, não o é com Eva. Ela ganha mais no trabalho e não se dá bem com o bebê, mas é ela que tem que parar de trabalhar para cuidar dele, porque esse é o papel das mães. É o pai também que decide que eles vão se mudar, sem nem consultar Eva.

Mas, apesar do livro me deixar com especial raiva do pai, todos os personagens têm grandes defeitos. Eva, por exemplo, tem um sentimento de superioridade por ser armênia e um desprezo dos americanos (do qual Kevin espertamente zoa). Os personagens principais, com a exceção de Kevin por motivos óbvios, parecem extremamente reais. É isso de que eu mais gostei no livro.

Para mim, fora algumas questões do enredo que acho que foram pouco exploradas, o único defeito do livro é ser um pouco cansativo. É um tipo de cansativo que não tira os méritos do livro, porque no final você sente que realmente conhece os personagens e a história justamente por causa da repetição de algumas coisas. Ou seja, até os defeitos do livro são ambíguos…

Enfim, Precisamos falar sobre o Kevin é denso e polêmico, o livro que mais mexeu com as minhas emoções em um bom tempo.

Um comentário:

  1. Assisti ao filme, mas ainda nao li o livro. Esse é o tipo de maternidade que nenhuma mae quer ter, né? O assunto é polêmico, dolorido, mas infelizmente é até uma realidade.

    http://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/06/desafio-literario-dom-casmurro.html

    ResponderExcluir