terça-feira, 16 de julho de 2013

A Idade dos Milagres, Karen Thompson Walker

A Idade dos Milagres

Começando a Volta ao mundo em 80 livros pelos Estados Unidos, um dos mais fáceis. Eu queria ler esse livro há um tempo, desde que vi a sinopse da edição em inglês no Skoob. Quando ele foi lançado no Brasil, me interessei pela capa e vi que era o mesmo livro que eu já queria ler antes. Passou um tempo e finalmente tive a oportunidade de pegá-lo na biblioteca.

O livro conta a história de Julia, um garota californiana de onze anos. Um dia, ela e sua família recebem a notícia de que a rotação da Terra está ficando mais lenta. Isso causa uma série de eventos, tanto naturais quanto humanos. Há um clima apocalíptico no ar, mas Julia tem que lidar com as mudanças e continua a viver sua pré-adolescência com os problemas cotidianos.

Eu me interessei por essa mistura de distopia e cotidiano, mas no final o que eu mais gostei mesmo foi a parte cotidiana, até porque a parte distópica não é tão explicada e desenvolvida. Alguns fenômenos naturais acontecem, porém não chamam tanta atenção. O foco é na vida de Julia, no seu relacionamento com a família e com os colegas e no seu crescimento. Julia é uma personagem simples e quieta, e acho que é isso que gostei tanto nela. Ela é uma menina comum e é fácil de se identificar com ela.

O livro é narrado pela Julia e eu achei muito bem escrito, honesto e sensível. Algumas coisas me irritaram, como a repetição dos efeitos da Terra estar girando mais devagar, mas isso ajudou a não esquecer do fato. Também não sei se gostei do fato da Julia contar no final dos capítulos algumas coisas que iam acontecer depois. Ao mesmo tempo que é um recurso batido, ajuda a manter a curiosidade…

A edição em português está muito boa, a capa brilha no escuro! Só por isso, o livro já valeria a pena. Eu o recomendo para quem quer uma história singela com toques (e apenas toques) distópicos.

P.S.: achei curioso que no livro os personagens de onze anos já estão começando a beber e fumar. Fiquei me perguntando se isso acontece mais cedo nos Estados Unidos ou se eu que era inocente demais para perceber na época em que aconteceu com os meus colegas.

Um comentário:

  1. Esse livro foi um bom achado mesmo (e com uma capa que brilha no escuro, melhor ainda!)

    ResponderExcluir