sexta-feira, 26 de julho de 2013

Timoleon Vieta volta para casa, Dan Rhodes

Timoleon Vieta volta para casa

Minha irmã descobriu este livro numa promoção das Lojas Americanas. Como somos consumistas, mas nem tanto, pesquisamos se tinha em alguma biblioteca antes de comprar, e tinha. Assim, economizamos R$ 4,90 e um espaço na estante (dá pra dizer que economizamos algo que nem temos? No caso, o espaço, não o dinheiro).

Timoleon Vieta é um simpático cãozinho. Seu dono é Cockroft, um senhor velho e desesperado por companhia. Os dois viviam bem juntos, apesar da solidão, até que o Bósnio entra em cena. Cockroft faz de tudo para agradá-lo e mantê-lo em sua casa e acaba por concordar em abandonar o pobre Timoleon Vieta. Esta é a primeira parte do livro e tem uma estrutura mais convencional de romance.

Já a segunda parte é formada por unidades quase independentes. São histórias de pessoas que de alguma forma cruzam com Timoleon Vieta em sua jornada para casa. O cachorro pode ter um papel central ou não na história.

A leitura fluiu bem. A primeira parte foi rápida de ler e fiquei um pouco decepcionada ao chegar na segunda, pois não sabia que seria tão fragmentada. Mas logo me acostumei e gostei da segunda parte também.

Há um certo humor (um tanto negro) na narrativa que me parece característico de escritores britânicos, como Nick Hornby e Mark Haddon. O próprio Cockroft me lembra um personagem do Nick Hornby (só que bem mais decadente).

Gostei bastante do livro, embora não seja um livro para todos. Ele pode ser vendido como um livro sobre cachorros, mas o foco nem sempre é em Timoleon Vieta e o livro é pesado para alguns públicos.

Não conhecia o autor antes, mas se tiver outra chance pretendo ler mais livros dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário