sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Livro, José Luís Peixoto

Livro

Acabei não cumprindo o desafio em setembro, mas volto agora no fim do ano para concluir o Desafio Literário lendo pelo menos um livro de cada tema.

O tema era literatura portuguesa contemporânea e decidi ler um livro pelo qual já me interessava há um bom tempo: Livro, do José Luís Peixoto.

A história de Livro envolve uma vila portuguesa, a França, filhos, pais, mães e livros.

Eu não sabia muito bem o que esperar da leitura, tinha um pouco de medo que o livro fosse difícil de entender ou algo do tipo. Não achei difícil no final, mas é o tipo de livro que demora para me capturar. Você precisa estar no clima, concentrado, para gostar, se não a leitura vai ser arrastada — não que isso não aconteça com quase todo livro, mas alguns logo te fazem entrar na história.

Eu comecei não gostando tanto, achando um pouco cansativo, mas aos poucos fui gostando mais e mais e cheguei no final triste por acabar.

Gostei bastante dos personagens, que mesmo simples têm vida própria, e da metalinguagem que aparece principalmente na segunda parte do livro. Recomendo para quem gosta de ler livros sobre livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário