quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Desafio Literário do Tigre

Desafio do Tigre

Sempre digo que no ano seguinte não vou participar de desafios literários, eles travam as minhas leituras e com a obrigação de ler algumas coisas eu não as aproveito tanto. Mas aí eu vejo as listas de alguns desafios e me dá muita vontade de participar. O Desafio Literário do Tigre me chamou a atenção porque os temas são bem amplos, não se restringem a gêneros literários. E, claro, tenho opções de quase todos os temas já em casa.

A minha lista é só de ideias, livros que tenho ou que quero ler, mas provavelmente vou acabar lendo só um deles ou lendo outras coisas, como sempre faço nos desafios…

Janeiro – Na estante

Tema mais fácil impossível. Escolhi As coisas, do Georges Perec, que já comecei a ler, e Festa no covil, do Juan Pablo Villalobos.

Fevereiro – Julgando pela capa

Julgo muitos livros pela capa, mas raramente compro um livro pela capa se ele for muito fora da minha zona de conforto literário. De qualquer jeito, escolhi livros que me chamaram a atenção principalmente pela capa: Vaclav & Lena, da Haley Tanner, Wildwood, do Colin Meloy, e Eeeee Eee Eeee, do Tao Lin.

Março – Filme ou livro?

Primeiro, parecia difícil. Agora, parece fácil demais. O único problema é que só tenho um desses livros, mas nada que uma biblioteca não resolva. Escolhi Everything is illuminated, do Jonathan Safran Foer, A invenção de Hugo Cabret, do Brian Selznick, O leitor, do Bernhard Schlink, e Sua resposta vale um bilhão, do Vikas Swarup. Se eu não quiser ler nenhum desses, tem também A garota da capa vermelha, da Sarah Blakley-Cartwright.

Abril – Hype do momento

Não sei se até lá os livros vão ser hypes, mas quero ler Divergente, da Veronica Roth e/ou algo do John Green.

Maio – Bichos!

Quero ler Ratos, do Gordon Reece, Lord of the flies, do William Golding, ou Cabeça tubarão, do Steven Hall. Tem também A elegância do ouriço, da Muriel Barbery.

Junho – Autores queridos

Amo esse tema, estou cheia de livros para ler aqui na estante… Tem Morte súbita, da J. K. Rowling, O oceano no fim do caminho, do Neil Gaiman, Pequenos homens livres, do Terry Pratchett e Juliet, naked, do Nick Hornby.

Julho – Esportes & esportistas

Não é uma tema que eu goste muito, mas tem Fever pitch, do Nick Hornby, que eu tenho, e Whip it, da Shauna Cross, que eu quero ler faz tempo.

Agosto – Risos

Não sei se O vendedor de armas, do Hugh Laurie, é exatamente engraçado, mas vou tentar lê-lo para esse mês. Ou Good omens, do Neil Gaiman e do Terry Pratchett.

Setembro – Música!

Quero ler Just listen, da Sarah Dessen, ou Audrey, wait!, da Robin Benway. Ou Juliet, naked, se eu não tiver lido em junho.

Outubro – Amor

Pretendo ler O Amor nos Tempos do Cólera, do Gabriel García Márquez, ou algum YA de romance, como Eleanor & Park, da Rainbow Rowell.

Novembro – Brasileiro

Vou ler A maçã envenenada, do Michel Laub, que acabei de ganhar da minha tia, e/ou Cinzas do Norte ou Relato de um certo Oriente, ambos do Milton Hatoum.

Dezembro – Guilty pleasure

Achei meio difícil porque já estou lendo livros considerados guilty pleasure em várias categorias. Mas decidi escolher livros de autores que eu acho ruim mas mesmo assim gosto. Tenho que acabar Eclipse, da Stephanie Meyer, ler Um homem de sorte, do Nicholas Sparks ou alguma coisa da Cecily Von Ziegesar. Posso ler também uns livros que parecem ruins, tipo The selection da Kiera Cass ou O beijo das sombras, primeiro livro da série Vampire academy, da Richelle Mead.

Um comentário:

  1. Gostei da sua lista cheia de opções. Talvez eu roube algumas, está bem?

    ResponderExcluir