segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Fangirl, Rainbow Rowell

Fangirl

Fangirl foi a segunda leitura que fiz para o clube do livro YA que estou participando. Eu sempre ouvi falar muito bem da Rainbow Rowell e estava bem curiosa para ler algo dela.

O livro é sobre Cath, uma garota introvertida que está indo para a faculdade. Ela precisa aprender a se virar nesse mundo novo, mas não gosta de mudanças. Prefere ficar trancada no seu quarto escrevendo fanfics de Simon Snow, uma série de livros popular muito parecida com Harry Potter.

Acho que a popularidade do livro deve muito ao fato de Cath ser altamente identificável. Ela sofre de ansiedade, tem medo de situações novas e supostamente simples como ir ao refeitório e prefere passar seu tempo na Internet. Acho que a autora foi muito esperta com essa escolha de protagonista, porque é um retrato de uma grande parte das pessoas que frequentam o Tumblr, e a cultura dos fandoms não costuma aparecer em livros. E Rainbow Rowell, sendo ela mesma deste mundo, soube descrevê-lo muito bem.

Os personagens secundários também são muito bem desenvolvidos e carismáticos, com ênfase na irmã gêmea de Cath, Wren, no Levi e na Reagan.

Como a maioria dos YAs, a leitura é rápida, fácil e envolvente. Mas achei que a história demorou um pouco para se desenvolver, algumas coisas podiam ter sido cortadas. No fim de cada capítulo tem um trecho de alguma coisa relacionada ao Simon Snow, sejam fics escritas pela Cath ou trechos do livro, e isso me cansou um pouco. Não me interessei muito pelo mundo de Simon Snow, achei sem personalidade — o que já era esperado, considerando que era para ser parecido com o de Harry Potter, e nem consegui ver grandes diferenças entre as fanfics e a história original (o que pode ser uma falha minha, é claro).

(pequenos spoilers a partir de agora!) Outra coisa que me incomodou foi o final feliz demais. Cath fica bem com quase tudo ao seu redor, os problemas são mais ou menos resolvidos e superados e, para mim, não pareceu que ela amadureceu exatamente. É meio difícil de explicar, mas acho que muita coisa se resolveu sozinha e ela fez pouca coisa para mudar ela mesma. Obviamente não era para ela superar as fanfics nem desistir do mundo de Simon Snow, mas me pareceu que todo mundo mudou para ela e ela não mudou nada por ninguém. Por exemplo, Levi não quis que ela fosse um pouco mais sociável, eles continuaram o relacionamento deles sempre sozinhos no quarto, sem sair nem para, sei lá, jogar boliche como eles jogaram no começo do livro. E Levi é um pouco submisso e apaixonado demais, um namorado perfeito demais… Na única vez que eles discutem depois de já estarem namorando, ele tem razão mas logo depois se desculpa e diz que não consegue viver sem ela. Isso foi meio decepcionante para mim, considerando que eu torcia muito pelos dois enquanto eles não namoravam e gostava muito do Levi no começo do livro. Acho que a autora fez um bom trabalho não desenvolvendo tanto o namoro deles, terminando o livro um pouco depois do início do relacionamento, porque logo ia ficar bem brega, quase como Crepúsculo, e as cenas de amor já estavam ficando quase repetitivas. E, para complementar o final-aberto-mas-feliz, Cath até supera o seu medo de escrever ficção própria e até ganha um prêmio! Não teria como a história terminar mais feliz, mas este final me deixou decepcionada por ser irreal demais.

Para concluir, gostei bastante do livro apesar dos pequenos problemas e estou ansiosa para ler os outros livros da Rainbow Rowell.

Avaliação final: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário