quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Festa no covil, Juan Pablo Villalobos

Festa no covil

O Yolcault é meu pai, mas ele não gosta que eu chame ele de pai. Diz que somos o melhor bando de machos num raio de pelo menos oito quilômetros. O Yolcault é dos realistas, e por isso não diz que somos o melhor bando do universo nem o melhor bando num raio de oito mil quilômetros. Os realistas são pessoas que acham que a realidade não é assim, como você pensa que é. Foi o Yolcault que falou. (…) “É preciso ser realista” é a frase favorita dos realistas.

                                                                         (Festa no covil, pp. 10-11)

Esta foi a segunda leitura para o Desafio Literário do Tigre. Não estava na minha lista de opções, mas cheguei no fim do mês e não ia ter tempo para ler os outros. E de qualquer jeito eu tenho o livro e ele também estava na lista de leitura há séculos. Talvez não seja a escolha mais apropriada, porque eu não sei se foi a sinopse ou a capa que me fizeram ter vontade de ler o livro, mas se o livro tivesse a capa feia minha irmã provavelmente não o teria comprado. E vale dizer que a capa é bem mais laranja (quase neon), não esse tom coralzinho da imagem.

Festa no covil conta a história de Tochtli, um garoto filho de um chefão do narcotráfico mexicano. Ele mora em um palácio isolado, conhece pouquíssimas pessoas e sonha em ter um hipopótamo anão da Libéria.

O livro é narrado por Tochtli, então é um narrador infantil falando sobre coisas pesadas, sem ter consciência de tudo o que está por trás dos acontecimentos. Mas, diferente de outras histórias, como O menino do pijama listrado, ele tem mais noção do que está acontecendo e, até certo ponto, vive em um ambiente menos inocente. Por exemplo, ele fala com naturalidade sobre armas, morte e crime.

Festa no covil é um livro curto, com menos de cem páginas, e a leitura é rápida e divertida, mesmo com o tema pesado, com personagens engraçados e situações inusitadas. Então além de ser uma leitura com um conteúdo político mais evidente, também — ou talvez principalmente — entretém.

Avaliação final: 4/5

Um comentário:

  1. Adoro a capa desse livro e a do outro do autor ♥
    E invejo o Usagi-chan por ter um zoo particular. ;(

    ResponderExcluir