segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O futuro de nós dois, Jay Asher e Carolyn Mackler

O futuro de nós dois

Acho que o site pode ser de verdade diz Emma. E não estou feliz.  

Dá para ver. Mas por quê?

Não responde ela. Estou falando do futuro. Eu nunca vou ser feliz.

                                                                                   (O futuro de nós dois, p. 35)

Emma e Josh eram melhores amigos. Mas Josh queria algo mais, e Emma o rejeitou. A relação deles fica estranha, até que o garoto dá a ela um CD-ROM da AOL e eles acessam sem querer os seus perfis do Facebook do futuro, de quinze anos depois. E descobrem que o futuro deles não é o que esperavam, para o bem ou para o mal, e que cada ação no presente traz muitas mudanças depois.

Me interessei pelo livro por causa da sinopse de viagem no tempo sem ser muito ficção científica. Gosto de temas “fantásticos” misturados com coisas cotidianas, como em A idade dos milagres e Before I fall.

A leitura de O futuro de nós dois é rápida e o livro prende a atenção, mas sinto que o livro poderia ser muito melhor do que foi. Os protagonistas são ok, bem desenvolvidos, mas eu não torci por eles (e acho que isso não teve relação com o fato de eles serem um pouco chatos, porque dava para entender por que eles eram chatos. O que me deixa brava é que vi muita gente falando mal da Emma e bem do Josh, sendo que o Josh também cometeu seus erros e teve atitudes idiotas). Eu não consegui me conectar emocionalmente com o livro, e isso é um problema quando a história é previsível, porque deixa a previsibilidade mais sem graça do que já costuma ser.

O livro também deixa algumas questões em aberto que eu gostaria que tivessem sido mais desenvolvidas. Ele aborda alguns pontos mas não os fecha, como o relacionamentos dos protagonistas com as suas famílias e a história de Kellan.

Apesar desses problemas, como eu já disse antes, o livro prendeu minha atenção. É uma boa leitura para se distrair, quando não se está procurando nada muito sério.

Avaliação final: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário