quarta-feira, 23 de julho de 2014

TAG: Animações

Estava preparando uma tag de filmes que ainda não postei e percebi que em metade das categorias eu queria colocar animações, mesmo que elas tivessem também uma categoria própria. Afinal, animações também me fazem rir, chorar, ficar com medo, etc. Então pensei: por que não bolar eu mesma uma tag só de animações? Como a tag é minha, as categorias são meio específicas para o que eu gosto e conheço melhor. Caso você queira fazer, pode incluir outras categorias ou tirar alguma. E mostre o seu post nos meus comentários, porque eu adoraria receber indicações.

A regra é escolher três filmes por categoria e comentá-los. Eu escolhi alguns filmes meio aleatórios, porque sou péssima para listar por qualidade ou algo do tipo, então não é necessariamente para serem os melhores de todos, e sim os que você quiser destacar.

1- Animações da Disney:

O Corcunda de Notre Dame O corcunda de Notre Dame: Desde que comecei a rever filmes da Disney, Corcunda é sem dúvida o que mais me impressionou. A maioria dos outros filmes eu achei divertida e só, mas esse eu achei profundo. Fiz um comentário sobre ele aqui.

O rei leãoO rei leão: Esse era meu grande favorito quando eu era criança, mas eu tenho um grande problema com ele: odeio o Mufasa, detesto essa coisa de monarquia e de a comida dos leões ser súdita deles e isso estar tudo bem. Mas ainda assim acho a animação muito boa, adoro a trilha sonora e amo o Timão e o Pumba. 

Tarzan Tarzan: Eu revi por acaso Tarzan uma noite no Disney Channel e gostei bastante. Não era um dos filmes que eu mais gostava quando menor, e talvez seja por questões de expectativas que eu tenha gostado dele agora, mas isso não importa. Eu chorei no final do filme mesmo não sendo tão triste, então acho que ele merece um lugar aqui.

2- Animações da Pixar:

RatatouilleRatatouille:  Para ser sincera, nem me lembro tanto de Ratatouille, mas sei que gostei muito quando assisti e isso é o que importa. Pretendo rever em breve.

UpUp: altas aventuras: Up tem um dos começos mais maravilhosos e tristes de todos os filmes que eu já vi. Não gosto muito da parte de aventura do filme, e mesmo assim ele continua valendo a pena.  

Toy Story 3Toy Story 3: Não sou tão fã da Pixar como quase todo mundo parece ser, mas é mais questão de preconceito meu com animação 3D porque as pessoas amam tanto que parecem não dar bola para filmes atuais em 2D do que de falta de qualidade do estúdio ou algo do tipo. Enfim, embora eu não ame Toy Story tanto quanto muita gente ame, gosto bastante da série e especialmente do 3, porque tem toda a questão de crescer e deixar os brinquedos para trás e eu sou muito ligada aos meus bichinhos de pelúcia.

3- Animações japonesas:

A viagem de ChihiroA viagem de Chihiro: Se não fosse por Chihiro, eu provavelmente não teria virado fã do Studio Ghibli. O filme é visualmente incrível e tem uma história muito boa que encanta adultos e crianças. 

O túmulo dos vagalumesTúmulo dos vagalumes: Filme tristíssimo sobre a segunda guerra mundial, e mostra que animação não é só coisa para criança. Para alguém que tem preconceito contra anime, talvez este possa acabar com isso, já que não é fantasioso.

Tokyo GodfathersTokyo Godfathers: Três moradores de rua encontram um bebê. É uma história de Natal muito engraçada, e também não é para crianças. O diretor, Satoshi Kon, dirigiu outros filmes importantes, dos quais eu só vi Paprika, que é tipo um A origem animado e japonês (digo isso sem ter visto A origem, mas…).

4- Animações francesas:

As bicicletas de BellevilleAs bicicletas de Belleville: Um filme meio estranho, mas muito legal. Gosto da animação, da história e da trilha sonora. Gosto muito também do outro filme do diretor, O mágico.

Um gato em Paris Um gato em Paris: Fora o traço bonito, Um gato em Paris não tem nada de muito especial, mas eu gosto bastante dele. É divertido, simples e prende a atenção.

Os contos da noite Contos da noite: Reúne mitos de vários lugares. A animação tem esse contraste entre as silhuetas e o fundo e é incrível. O filme é do diretor de Kirikou.

5- Animações em stop motion:

CoralineCoraline e o mundo secreto: Fiquei em dúvida entre Coraline e algum do Tim Burton, mas optei por esse porque adoro o livro e fiquei muito feliz de ter uma adaptação tão boa para o cinema, que consegue manter o clima sombrio do livro. E gosto muito da trilha sonora também.

A fuga das galinhas A fuga das galinhas: Adoro os trabalhos da Aardman, que conheci com os curtas de Wallace & Gromit. A fuga das galinhas é o meu filme favorito deles, mas não me lembro muito bem do filme em si.

Mary e Max  Mary e Max: uma amizade diferente: Outro filme triste, dessa vez sobre a amizade entre uma garota australiana e um senhor americano. É bem melancólico, mas também é engraçado (acho que quase todos os filmes mais adultos dessa lista tem essa mistura de humor e melancolia).

6- Outras animações 3D:

ShrekShrek: Adoro Shrek, mas com as continuações meio ruins e tal acabo não tendo uma imagem muito positiva do filme. Mas é bem engraçado, e gosto como brinca com os contos de fada.

A era do gelo A era do gelo: A mesma coisa que acontece com Shrek acontece com esse filme, que eu sempre esqueço que existe. Tenho que rever para confirmar se eu gosto mesmo dele ou não…

Meu malvado favoritoMeu malvado favorito: Não sou a maior amante desse filme como já deu para perceber, não sou a maior amante de animação 3D, mas achei Meu malvado favorito legal quando eu vi . Ainda não assisti à continuação, pretendo ver quando passar na TV.

7- Outras animações 2D:

Uma cilada para Roger RabbitUma cilada para Roger Rabbit: Esse filme mistura animação e pessoas de verdade, e eu achei que ficou legal e bem feito. Não achava que fosse gostar dele, porque sempre o associei à imagem sensual da Jessica Rabbit, mas gostei bastante quando o assisti.

Yellow submarineYellow submarine: Ok, esse entrou na lista meio por falta de opções. É bem maluco e psicodélico e eu não sei se eu gostava muito, mas é bem diferente dos outros da lista. E o Ringo tem um buraco no bolso e isso já é o suficiente.   

Em busca do vale encantadoEm busca do vale encantado: Tive um problema com essa última categoria, porque não me lembrava de quase nenhuma animação que eu tivesse assistido, gostado e que não se encaixava nas outras. Das últimas a que eu assisti, Spirit e Anastasia, não gostei muito. Então fui pelo valor sentimental e fiquei com Em busca do vale encantado, essa adorável história de dinossauros com infinitas sequências. Eu não vi todas, mas vi várias, então eu devia gostar muito, né? Enfim, outro filme para rever.

4 comentários:

  1. Tentei escolher animações diferentes das suas para responder a tag, mas na maioria das categorias escolhi duas iguais :P

    ResponderExcluir
  2. Marília, só posso dizer que AMEI essa sua postagem!! Sou louca por animações e suas indicações engordaram minha lista! Vou responder, com certeza! Precisarei tirar algumas categorias, pois não conseguirei completar todas! Não sou tão expert como você! hehehehe
    Assim que postar te conto aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz que tenha gostado do post! Estou esperando as suas respostas. :)

      Excluir
    2. Postado Marília! ;)
      http://www.infinitoslivros.com/2014/08/tag-animacoes.html

      Excluir