sexta-feira, 25 de julho de 2014

Vaclav & Lena, Haley Tanner

Vaclav & Lena

Não podiam saber que muitas coisas ruins viriam com aquele dia junto com as coisas boas. Não sabiam que as coisas boas iriam acontecer e interagir com as ruins como elementos químicos e torná-las piores, e o contrário também. Não sabiam que Vaclav e Lena iriam passar pelo famoso Coney Island Sideshow e ver truques de mágica, e ver Heather Holliday em seu biquíni dourado de franjas pela primeira vez. Não podiam saber que isso seria o começo de tudo.

                                                                                                       (Vaclav & Lena, p. 69)

Desde que vi essa bela capa, fiquei com vontade de ler Vaclav & Lena. Mas o livro recebeu críticas variadas e a autora era desconhecida, então era arriscado comprar assim, sem pensar melhor. Até que ele ficou em promoção no Submarino, por pouco menos de quatro reais, e fui correndo comprar.

Como o título sugere, o livro conta a história de Vaclav e Lena, que são dois imigrantes russos morando em Nova York. Vaclav quer ser um mágico famoso, e Lena seria a sua assistente. Eles se conhecem quando crianças, e ficam amigos logo, mas depois de um tempo são obrigados a se separar. Vaclav não sabe para onde Lena foi até que, alguns anos depois, ele descobre o que aconteceu.

A história começa com eles crianças, com uns dez anos, e eu gosto muito de narrativas infantis. Com essa não foi diferente, embora eu tenha achado a narração um pouco estranha no começo. Pelo que li em resenhas do livro em inglês, talvez esse estranhamento venha da tentativa de escrever o livro como alguém imigrante aprendendo a falar inglês. Pela tradução, não consegui sentir isso tão claramente, mas de qualquer jeito não saberia se isso seria um ponto positivo ou negativo para o livro.

Gostei muito dos personagens. Me identifiquei em vários aspectos com a timidez e a confusão de Lena — felizmente sem ter vivido o turbilhão emocional que ela viveu. Vaclav é aquela criança otimista e esperançosa, de quem eu fiquei com um pouco de dó porque a realidade é muito pior, mas também de inveja porque seria bom ser como ele. Outro destaque fica para Rasia, a mãe carinhosa de Vaclav.

Achei interessante o fato da história envolver imigrantes russos, embora eu tenha visto gente que sabe mais do tema dizer que eles não foram bem retratados. Então eu fico meio em cima do muro nesse aspecto, porque por mais que os clichês russos não tenham me incomodado, sei que se fosse com imigrantes brasileiros ou japoneses, eu ficaria brava.

O livro teria ficado com quatro estrelas, se não fosse pelo desenvolvimento do final. O final em si é muito bonito, mas achei um pouco raso e forçado considerando algumas coisas pesadas que aconteceram e não foram bem desenvolvidas. Vaclav & Lena tenta ficar em um otimismo que não se sustenta pelos próprios acontecimentos da história, e isso me incomodou. Se a parte ruim da história tivesse sido mais explorada, o final se encaixaria bem, mas como não foi fiquei sentindo falta de algo.

Enfim, Vaclav & Lena na maior parte do tempo é uma leitura agradável e delicada, e apesar de algumas coisas terem me incomodado, vale a pena para quem se interessou.

Avaliação final: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário