sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Comentários sobre livros #1

Há pouco tempo, organizando os livros de casa, separei vários livros infantis meus e da minha irmã para doar. Como sou apegada à maior parte das minhas coisas, eu quero ler os livros antes de dá-los. Aí surgiu a ideia de fazer pequenos comentários sobre eles no blog, assim como faço com filmes. Nessa categoria, vou incluir qualquer livro que eu leia e que não vai receber uma resenha própria. A maioria vai ser infantil, releitura e/ou livros curtos. Não sei até quando esse tipo de post vai durar ou a frequência com que ele vai sair, visto que isso depende muito do que eu leio. Vale lembrar que as opiniões do post são completamente pessoais e que não sou o público-alvo de grande parte dos livros comentados aqui.

1- O Sítio no Descobrimento, Luciana Sandroni

O Sítio no descobrimentoEsse é um dos livros que são da meus e da minha irmã, mas que a gente ganhou quando eu era muito nova para ter interesse por ele. Aí ele acabou ficando guardado no quartinho, esquecido, até que eu o resgatei para lê-lo pela primeira e última vez já que ele vai embora. Talvez por eu ter expectativas baixas, acabei achando o livro bem simpático. Faz tempo que não leio nada do Sítio, então não sou a melhor pessoa para julgar, mas acho que a autora captou bem o espírito dos personagens do Monteiro Lobato e não exagerou no didatismo. Avaliação: 3/5

2- A bruxa Salomé, Audrey Wood. Ilustrações de Don Wood

A Bruxa Salomé Não sei exatamente o porquê, mas esse livro é um dos mais marcantes da minha infância. Relendo-o, achei interessante, parece um conto de fadas tradicional, mas hoje acho difícil me conectar com livros infantis se não acho as ilustrações bonitas e, apesar de bem feitos, os desenhos de A bruxa Salomé não são do meu estilo. Então não vou ficar com o livro. Avaliação: 3,5/5 

3- A hora da caipora, Regina Chamlian. Ilustrações de Helena Alexandrino

A hora da caiporaLivro sobre folclore brasileiro, eba! Fico triste ao ver que muitos livros infantis brasileiros são bem menos populares que os estrangeiros no Skoob, sendo que temos autores e ilustradores de qualidade aqui. Gosto de como a autora introduz a figura da caipora em uma narrativa interessante, que prende a atenção. Mas me incomoda o fato de a caipora ser descrita como índia e ser desenhada com traços que para mim parecem brancos. Em geral quando penso na caipora penso nas ilustrações desse livro, então me sinto meio errada. Avaliação: 3,5/5

4- Mamãe botou um ovo!, Babette Cole

Mamãe botou um ovo Gosto muito das ilustrações da Babette Cole e acho esse livro muito bom, tanto que vou continuar com ele. Acho legal que ele mostra as crianças como espertas e que as coisas são explicadas de forma leve e divertida. Tiro 0,5 da minha avaliação porque o livro tem noções meio sexistas: os pais dizem que os meninos nascem da sujeira e as meninas de coisas graciosas. É piadinha só, mas prefiro que livros infantis não incentivem estereótipos de gênero de qualquer tipo, porque crianças são mais influenciáveis sou chata, eu sei. Avaliação: 4,5/5 

5- As valentinas, Luiza Trigo

As ValentinasEsse eu baixei de graça no Kindle. É uma história que antecede o livro Meus 15 anos. Eu tenho curiosidade de ler mais histórias brasileiras juvenis/adolescentes, então fiquei feliz de poder sentir um gostinho de uma sem precisar comprar o livro, até porque agora eu já sei que não vou comprá-lo. Sinto que eu não sou a pessoa certa para gostar de As Valentinas. O livro é destinado a meninas mais novas e por mais que eu tenha achado algumas coisas do conteúdo interessantes, pelas semelhanças com a minha antiga vida escolar (eu também tinha aula de projetos!), não gostei da linguagem. É muito moderninha, usa # no meio do livro (#quelivromoderno.com) e tal. Sei que tem muita gente que fala assim, mas eu achei bem estranho ver isso em um livro, não me identifiquei em nada. Porém, também acho a escrita da Thalita Rebouças forçada e e milhares de jovens gostam dela, então quem sou eu para julgar… No geral, As valentinas é uma leitura divertida, mas como não aprofunda muito, acaba trazendo poucas novidades. Não pretendo ler Meus 15 anos, mas no fundo fiquei até curiosa para saber o desfecho da história… Avaliação: 2/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário