sábado, 30 de maio de 2015

Laços, Vitor e Lu Cafaggi



O tema do mês do Desafio Literário Skoob é língua-mãe, ou seja, livros escritos originalmente em português. A minha ideia original era ler algum livro africano de preferência, porque gosto de fugir das opções mais fáceis. Mas, como quase sempre acontece com desafios, acabo escolhendo o mais prático para mim. A primeira leitura do mês para o desafio foi Nu, de botas, já que calhou de ser o livro que eu tinha pego na biblioteca no final do mês passado. A segunda foi Laços, uma leitura rápida e compra recente. Tenho comprado muitos livros e lido pouquíssimos deles — talvez eu faça um post explicando sobre isso depois —, e uma história em quadrinhos é uma boa opção para ler em um dia e me sentir um pouco melhor por ler algo da minha estante.

Eu tinha vontade de ler Laços desde o seu lançamento, porque foi bem elogiado e gosto da ideia de ver outros autores contando histórias da Turma da Mônica. O livro conta sobre o sumiço do Floquinho e como a turma se reúne para tentar encontrá-lo, lembrando a importância da amizade e dos laços entre eles.

A história pega bem o espírito da Turma da Mônica, os personagens mantêm as suas características originais. Apesar do foco ser nos quatro principais, que estão na capa, alguns coadjuvantes, como Xaveco e Denise, também aparecem, ou tem pequenas referências a eles. As referências a personagens e a situações clássicas da Turma são uma das partes mais legais do livro. Apesar de ter lido muitos gibis da Turma da Mônica e gostar até hoje das historinhas, não sou a maior fã, li pouco considerando tudo o que tem, então devo ter deixado algumas coisas passarem, mas foi bem legal ver como os autores se empenharam em cada detalhe.

O enredo em si, da parte sobre o sumiço do Floquinho, é o que eu menos gostei no livro. Não achei uma aventura muito empolgante, mas entendo que tinha que ter uma parte de ação para abrir espaço para as partes mais sentimentais.

Quanto à arte, Laços é incrível. Os desenhos são uma graça e gostei da forma que as cores e o estilo separaram as partes do presente das partes do passado. Tirei algumas fotos não muito boas para mostrar:

Para concluir, recomendo bastante a leitura de Laços. Não sei se quem não for apegado à Turma da Mônica (existe quem não goste deles?) vai aproveitar tanto a leitura, mas de qualquer jeito é um livro muito bonito.

Avaliação final: 4/5

P.S.: Não estou sendo a mais frequente das blogueiras nesse ano, e a tendência é piorar. Não sei se vou postar muito a partir de junho, porque estarei mais ocupada. Além disso, estou com várias resenhas atrasadas, que ainda não escrevi, e escrever muito depois de ler faz a qualidade das resenhas piorar ainda mais. Sinto muito por isso, e espero recuperar o ritmo e o ânimo de blogar algum dia, porque tenho várias ideias de post, só falta a vontade e determinação em escrevê-las.

3 comentários:

  1. Eu sou super fã da TM, mas até hj nÃo comprei Laços nem Caminhos, do Bidu. Preciso comprar logo, ambas!
    Tou aqui no incentivo para blogar mais!! Vou sentir falta dos seus posts! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler a do Bidu, parece ser uma gracinha.
      Na verdade eu quero postar mais também, mas estou bem desorganizada com a vida e aí acabo ficando com preguiça, e só avisei isso para eu não ficar com a consciência pesada se sumisse por um tempo. Mas não se preocupe que vou continuar postando sim, e obrigada pelo apoio. :)

      Excluir
  2. Ah me apaixonei pelo estilo desse livro e estou louca pra ler..... Logo, logo, espero.

    ResponderExcluir