sexta-feira, 8 de maio de 2015

Os últimos filmes que eu vi #12

1- Quando eu era vivo (Marco Dutra, 2014)

Quando eu era vivo Filme brasileiro de suspense, e mais importante de tudo, tem a Sandy no elenco! Fiquei curiosa para ver Quando eu era vivo por ser um filme de um gênero pouco comum no Brasil, pelo menos no circuito comercial. Gostei de como o clima de medo foi criado com sutilezas e sem usar recursos fáceis como sustos e monstros, mas não entendi algumas coisas na história e achei o final anticlimático demais. Valeu para matar a curiosidade mesmo, e fiquei com vontade de ler o livro que inspirou o filme, A arte de produzir efeito sem causa, do Lourenço Mutarelli, porque dizem que é bem melhor que o filme — e que os dois são bem diferentes entre si. Avaliação: 3/5

2- Uma longa queda (Pascal Chaumeil, 2014)

Uma longa quedaÉ uma adaptação do livro homônimo, que eu adoro e preciso reler, do Nick Hornby. Eu não tinha planos de assistir, mas meu pai quis ver, então eu assisti junto. O filme é melhor do que achei que seria, prendeu a atenção e não exagerou nem no drama e na comédia. Algumas coisas parecem diferentes do livro, mas como eu não me lembrava direito do enredo, isso não me incomodou. Não costumo me importar com adaptações fiéis, mas se estou com o livro fresco na cabeça, fico comparando demais, então o distanciamento livro-filme foi bom. Avaliação: 3,5/5

3- Ninguém pode saber (Hirokazu Koreeda, 2004)

Ninguém pode saber Filme do diretor de Pais e filhos sobre uma família em que os quatro filhos são abandonados pela mãe no seu apartamento. A mãe simplesmente passa um tempo cada vez maior fora de casa e deixa a responsabilidade para o filho mais velho, de doze anos. Ele não pede ajuda para ninguém, porque sabe que vai se separar de seus irmãos se for para um orfanato ou algo do tipo. É uma história triste, inspirada em fatos reais ainda mais desesperadores, mas o tom do filme não é melodramático, porque as crianças agem com naturalidade na maior parte do tempo. O filme é um pouco lento, mas vale a pena. Avaliação: 3,5/5

4- Álbum de família (John Wells, 2013)

Álbum de família Gosto de filmes com climão, então fiquei curiosa para ver Álbum de família desde o Oscar do ano passado. Mas acabei não gostando tanto do filme, achei exagerado demais, a ponto de ficar pouco natural e inverossímil. Senti que o filme foi feito só para os atores arrasarem e a Meryl Streep ser indicada para mais um Oscar. Talvez eu tenha achado exagerado pelo fato de ser inimaginável na minha família uma reunião do tipo. Talvez seja porque é uma adaptação de uma peça de teatro. Mas, apesar de tudo, prendeu a minha atenção. Avaliação: 3/5

5- Uma história de amor e fúria (Luiz Bolognesi, 2013)

Uma história de amor e fúriaA animação do mês (de janeiro, risos) é brasileira e mostra a história de um casal durante vários períodos históricos do Brasil, começando com o Rio de Janeiro pouco tempo após a “descoberta” do Brasil e terminando no futuro, em 2096, quando a riqueza da sociedade é a água (esse futuro parece próximo, né?). É interessante por mostrar o espírito de luta do povo brasileiro e como, apesar de tantos anos terem se passado, algumas coisas continuam iguais. O filme pode ser didático demais para algumas pessoas, mas não achei isso tão ruim, até porque não manjo muito de história brasileira. Esteticamente, a animação não é do meu gosto, mas tem umas partes muito bonitas. Avaliação: 3,5/5

2 comentários:

  1. Oi Marília, sobre os livros do Mutarelli, dá uma olhada no Nada me faltará é um livro incrível também. E a Sandy nesse filme hein? Não é que a moça leva jeito? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sou ruim de filme mesmo. Não conhecia nenhum desses do post de hoje! Hehehehe
    Fiquei curiosa com esse Album de Família, principalmente pq amo a Meryl Streep! :D

    ResponderExcluir