quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Morte e vida de Charlie St. Cloud, Ben Sherwood

Morte e vida de Charlie St. Cloud (…) a história começa com uma calamidade na ponta levadiça sobre o rio Saugus, mas a história não é só isso. Também há bastante devoção e o elo indestrutível entre irmãos. É também sobre encontrar a sua alma gêmea onde você menos espera. É sobre uma vida que foi tirada cedo demais e amores perdidos.

Eu aceitei Morte e vida de Charlie St. Cloud, que minha tia me emprestou, só porque parecia um livro do Nicholas Sparks, estilo Um homem de sorte, com adaptação para o cinema com o Zac Efron e tal. Eu não sabia sobre o que era a história. Quer dizer, eu sabia que envolvi a morte de um irmão e o outro irmão sendo capaz de ver o falecido, mas não parei para pensar em nenhum momento que isso significava que seria um livro espírita ou religioso, e que o problema dos livros estilo Nicholas Sparks é justamente que eles se levam a sério demais. Então, primeiro preciso dizer que não sou o público-alvo do livro. Não sou religiosa, não vou atrás de livros de superação e não acredito em almas gêmeas e ligações instantâneas.

A história do livro é sobre Charlie St. Cloud, que sai de carro com seu irmão para ver um jogo de beisebol sem nem ter carteira de motorista e se envolve em um acidente, que mata o seu irmão. Charlie quase morre, ou morre e ressuscita, e por isso ele se torna capaz de ver fantasmas. Ele encontra o seu irmão todas as noites no cemitério onde trabalha e, por causa da culpa que sente, não consegue parar de viver nesse passado — até que, é claro, ele conhece uma mulher, Tess. A partir daí, Tess e Charlie vão ter suas vidas transformadas em uma linda história edificante sobre o poder do amor e algo do tipo. Ou não.

O livro começa com uma introdução do bombeiro que salvou Charlie, contando sobre como às vezes milagres acontecem. Já nesse momento, fiquei meio desconfiada: eu não acredito em milagres. O que se segue, dentro da história, são várias frases religiosas ditas sem reflexão ou em contextos que não precisavam de frases religiosas. Não tenho nada contra discussão sobre religião em livros, o problema é quando fica explícito que todo mundo é cristão como se isso fosse natural, normal, o certo — de forma que o único personagem que não acredita em Deus é conhecido como Joe, o Ateu(!!!) e, sem querer dar spoiler mas já dando, no final passa a talvez até acreditar em Deus, lógico, porque obviamente não existem pessoas boas que não sejam fiéis.

Outra questão moral que me incomodou no livro é sobre a Tess. Ela é uma personagem independente e corajosa, que quer dar a volta ao mundo em seu barco sozinha. Ótimo. Só que… ela só está saindo em viagem porque não encontrou um homem para ela. Por que como ousa uma mulher querer ser sozinha e independente, não é mesmo? Não, ela é assim porque é frustrada e óbvio que isso vai mudar quando conhecer “o homem da sua vida”.

Fora isso, os personagens são pouco desenvolvidos, naquele bom-mocismo-sem-personalidade estilo Nick Sparks, a paixão instantânea é inverossímil e, se pararmos para analisar melhor, não precisava de quase trezentas páginas para essa história, com todos os seus furos. Mas é aí que reside o segredo do sucesso: as páginas fluem tão bem! Eu até terminei de ler antes do que planejava. Eu tinha setenta páginas para acabar e falei “vou ler até faltar cinquenta”, até que quando vi o número de páginas de novo só faltavam trinta… Aí eu terminei de ler, né.

Não sei o que esses escritores fazem para conseguirem me prender na leitura mesmo quando eu não ligo para a história que está sendo contada. É como um programa de TV que você sabe que é ruim e continua vendo sempre mesmo assim, satisfeita ao mesmo tempo em que revira os olhos em algumas cenas de ideologia explícita.

Avaliação final: 2,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário