sábado, 5 de dezembro de 2015

Retrospectiva: outubro e novembro

• O fim de semestre, como sempre, acabou me aterrando em novembro e tive que juntar os dois meses na retrospectiva. Além disso, não fiz nada muito fora da rotina, então foi bom juntá-los. Um resumo desses dois meses e do que escrevi abaixo, para quem não quiser ler meus dramas: Psyduck sou eu. Eu sou Psyduck.

Psyduck

• Finalmente, depois de alguns meses usando o tablet da minha mãe (hehe), fiquei viciada de verdade em um jogo. O jogo, é claro, só poderia ser fofinho, pois não gasto meu tempo com jogos feios (por isso era viciada em Neopets. Tem coisa mais gracinha?), e é de Pokémon. Eu, que pouco entendia por que as pessoas ficavam viciadas em Candy Crush  (mas, convenhamos, Candy Crush é feio, vai), passei por uma fase de amor verdadeiro por Pokémon Shuffle, que é no mesmo estilo. A diferença é que cada fase é uma batalha contra um Pokémon e você pode capturá-lo, e cada peça é um Pokémon. Ou seja, toda a diferença do mundo, né? Só que fiquei empacada várias vezes e agora ando meio enjoada do jogo. E, falando em fofuras, também comecei a colecionar os gatinhos do Neko Atsume. Uma gracinha, mas um pouco tedioso.

• Eu decidi renovar meu estágio, então o fim de semestre também foi um período de incertezas profissionais. Basicamente estou em um estágio na minha universidade, muito prático, mas não é exatamente o que eu quero profissionalmente. Só que é meio difícil de entrar na área que eu quero, e imagino que exigiria mais de mim. Ao mesmo tempo, percebi que consigo lidar com um estágio chato. Então as dúvidas são: trabalhar em algo chato mas que me dá mais tempo para mim ou tentar algo na minha área, mesmo que seja mais cansativo e que provavelmente eu demoraria para conseguir? Eu resolvi renovar, mas tem dias que me arrependo disso. O futuro é tão incerto, e pensar que um dia eu vou ter que trabalhar oito horas por dia me deixa um pouco agoniada, tipo: é isso que resta na minha vida? Fim do desabafo #classemédiasofre.

• A Jamie, do The Perpetual Page-Turner, sempre faz uns posts sobre como ela se relaciona com leitura e com a vida de leitora — aliás, vários blogs gringos fazem posts de discussão, sinto falta disso nos blogs literários brasileiros. What is my problem lately? fala sobre a dificuldade de encontrar novos favoritos e eu me identifiquei tanto com esse post. Eu vejo a Marília de oito anos atrás sempre relendo os favoritos e hoje eu não sei dizer exatamente quais seriam meus favoritos atuais. Sei das leituras que mais me impactaram, as que eu adorei, mas não sei se colocaria na lista de favoritos. Enfim, os dramas de ser crítica demais.

• Outro drama de ser crítica demais é escrever resenha quando eu não gostei do livro. Eu adoro falar mal de livros quando acho que consigo explicar os motivos, mas sempre fico pensando se não estou sendo cínica demais, o que as pessoas vão pensar de mim, especialmente quando a resenha vai ser divulgada. Vai ver é por isso que quase não divulgo meu blog. Como faz para ter coragem de se expor?

Em outubro e novembro:

Eu vi… a terceira temporada de Are you the one? americana. Estou em dúvida se posto uma resenha dela ou não, porque a única pessoa interessada nisso sou eu, mas provavelmente vou postar. De qualquer jeito, achei a temporada mais fraca do reality por enquanto, provando que a fórmula talvez esteja prestes a se esgotar. Uma pena, mas estou esperando ansiosamente pela segunda temporada da versão brasileira, que é mais amigável e menos intriguenta.

Eu li… muito mais do que resenhei, e agora não sei o que vou fazer com as resenhas atrasadas. Sinto que as resenhas que escrevo muito tempo depois de ter lido saem bem piores, mas ao mesmo tempo eu gosto da ideia de resenhar tudo que li. Vou ver se nessas férias eu consigo escrever a maioria, se não só faço pequenos comentários sobre os livros mesmo.

Eu ouvi… um dia as músicas que a MTV colocou em uma playlist de clássicos. Quer dizer, eu liguei a TV e estavam passando os clipes em uma seção de clássicos. E tocou Keane, Los Hermanos, Queens of the Stone Age. Não estou querendo ser purista nem nada, mas fiquei bem espantada, por que como assim isso já é considerado clássico? Aí eu parei para pensar melhor… Como assim algumas dessas músicas já têm uns oito anos ou mais? Socorro, estou ficando velha.

Eu escrevi… dois posts para a Revista Pólen. O primeiro, Quem conta um conto..., fala um pouco sobre releituras de fábulas e contos de fadas e o papel do narrador neles, e o segundo, Representatividade para quem?, é um textão™ discutindo como nem sempre diversidade significa representatividade, ou como os americanos sempre esquecem que existe a possibilidade de ler tradução e que a diversidade não precisa vir só deles, e tudo isso a partir da leitura de The Summer Prince, que ainda vai ganhar resenha aqui e já adianto que foi a pior leitura do ano, e nem só por causa dos estereótipos.

Eu comi… muito doce. De novo. Estou pensando em um projeto de vida saudável 2016, mas não sei o que posso fazer para cumprir. Veremos.

Eu fui… à festa de cem anos do meu avô! Parabéns para ele!

Pokémon

Eu comprei… livros. De novo. Ops. Primeiro, no Sebo do Messias, porque não resisto a seus preços baixíssimos e seus livros gringos. Depois, comprei o segundo volume de Gen — pés descalços porque faz tempo que estava procurando. E ainda aproveitei a semana de Black Friday e comprei mais coisas, que só vão chegar em janeiro. O bom é que agora tenho menos coisa para comprar na Festa do Livro da USP. O ruim é que na verdade eu tecnicamente não precisava de nada disso.

Eu fiz… muito trabalho acadêmico de última hora. Outra promessa furada para 2016: procrastinar menos.

No blog:

• Eu publiquei a resenha de Caixa de pássaros, a minha leitura de terror para o DL Skoob. É um livro envolvente, mas não me marcou muito.

Depois postei a retrospectiva de setembro, bem curtinha.

• Escrevi também a resneha de Trash, um livro que inicialmente me atraiu pela capa, mas que só fui ler quando já era mais conhecido. Uma boa aventura juvenil.

• No final de outubro respondi uma tag, Palavras cruzadas. Gosto desse tipo de tag porque dá para relembrar leituras antigas, que não tem resenha no blog, mas acabei priorizando as novas…

• Era para eu ter feito a resenha de Cira e o Velho para o tema de mitologia do DL Skoob, mas acabei me atrasando e só postei no final de outubro.

• Fiz mais uma edição dos Últimos filmes que eu vi, dessa vez com dez filmes para tentar alcançar o ritmo. Talvez daqui a uns três meses eu consiga me ajeitar e deixar essa seção menos atrasada. Veremos.

• Por último, fiz uma resenha de Morte e vida de Charlie St. Cloud, um livro que peguei emprestado da minha tia e ficou na estante por anos. O DL Skoob serviu como incentivo para que eu lesse, dentro do tema de morte.

No momento, estou de recesso do estágio e praticamente de férias da faculdade. Vou viajar semana que vem, mas vou tentar deixar uns posts programados para tirar o atraso do blog aos poucos.

Pokémon 2FÉRIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário